30.10.12

Para Sempre Ana - Sergio Carmach



SINOPSE: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.

   Essa resenha contém spoiler.    
   Mais uma vez me deparo com aqueles livros em que você não lê simplesmente. A leitura de Para Sempre Ana, não é uma leitura difícil no sentido de se identificar com os personagens e com a linguagem usada pelo autor. Mas o livro tem suas viagens no tempo, e no que diz respeito a isso temos que prestar muita atenção, senão nos perdemos, só que depois que pega o ritmo da história flui bem.
   Lendo me via numa cidadezinha do interior mineiro. Não sei porquê, mas Três Luzes me me remete a essas cidades, com aquele ar bucólico que toda cidade interiorana tem e que depende da capital pra tudo.
   O livro já começa logo de cara com um "mistério." O filho de Ana, depois de morar na capital, volta pra Três Luzes atrás da história de sua mãe. Nesse momento somos levados ao passado.

   Ana é uma mulher surpreendente e determinada a ser feliz. Acontecimentos em sua vida sempre a fizeram se sentir "jogada pra escanteio". Primeiro ela se envolve com o patriarca dos Rigotti, que em busca de viver uma amor do passado começa um romance com Ana, que é filha desse grande amor. Depois ela aparece e praticamente impõe sua presença ao filho do seu amante e está determinada a ser sua esposa. Já que o filho é totalmente irresponsável acaba por ter que assumir um filho, que ele jura não ser seu. E por fim Ana acaba tendo um herdeiro dos Rigotti. Ou seja, de todas as maneiras Ana está envolvida com a família.
   Não seria nada impossível os segredos do livros serem trazidos pra realidade. O autor construiu seus personagens de maneira muito real pra mim. A cada linha lida eu consegui ver o que se passava. 

   Senti a angustia de Márcia, que de repente viu seu mundo desabar e como toda dama da sociedade deve manter sua aparência.
   Ana nos deixa entre amá-la e odiá-la por suas atitudes. Mas ela está determinada a ser feliz. Cabe ao leitor definir seus sentimentos por Ana.
   Falar do livro e não contar sobre ele é quase impossível. 
   Se você for um leitor que gosta de uma trama com mistérios a serem solucionados, este livro é uma excelente escolha. é um livro que tem de tudo: romance, mistério, drama, etc..
   Não leia somente com a finalidade de chegar ao final, assim você lerá, mas não conseguirá capturar a essência do livro.


QUOTES:

"...Vivemos sob o princípio da incerteza. Aos nossos olhos, a essência
de um ente próximo pode ser apenas vislumbrada. A capacidade de melhor
focá-la depende da observação, do bom senso e da inteligência. Todavia,
desejos e temores podem fazer-nos ignorar essas qualidades, tão
necessárias para aproximar, o quanto possível, uma verdade particular da
realidade, cuja luz pode estar encerrada em uma única face da dita
incerteza...." 



"...– Um pouco antes ou logo após a morte de Nestor, você recebeu
alguma carta dele?
Também já acomodada sobre o assento, ela não esconde o susto
provocado pela indagação abrupta e inesperada.
– Por que... por que me pergunta isso? – gagueja.
– Por favor, não se alarme. Sou um mero representante de Deus e,
além disso, seu grande amigo. Não estou promovendo um interrogatório,
nem tenho a intenção de prejudicá-la ao tocar em assunto tão delicado.
Mas você precisa me contar a verdade....

...– Sim, padre. Nestor escreveu uma carta... mas não para mim –
revela, sentindo um princípio de alívio por poder finalmente dividir o
segredo com alguém de confiança.
– O que quer dizer?
Ela começa a chorar.
– Eu tenho esse desespero guardado dentro de mim há um ano e
meio. Preciso me libertar de tamanha aflição...."

  Confiram abaixo a sinopse do livro, em vídeo:



     Encontre o autor nos links abaixo:

   Gostaram da resenha? Espero que sim. Comentem bastante e em digam o que acharam.
   Beijos.





9 comentários:

  1. Difícil mesmo Eykler resenhar o livro sem fazer Spoiller, eu amei e ele ainda é meu top 10 2012!
    Ótima resenha fiquei feliz que tenha gostado é tão bom poder compartilhar isso !
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. O Sérgio Carmach já me mandou a tempo este e-book e eu na consegui ler ainda,mas vou fazer o máximo de esforço para lê-lo logo. Valeu a resenha Eykler.

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor!
    Nossa, vc tem lido uns livros bem profundos, hein!
    Curti a história, mas não estou muito no momento de um livro tão reflexivo.
    De qualquer forma, não vou deixar a dica de lado.

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Concerteza remete a uma cidade mineira
    amiga.. Já tive vontade de ler este livro
    só por ler a sinopse em algum blog, não me
    recordo qual..
    Pelo que li da sua resenha, são muitos segredos
    mesmo.. e ele tem um Q de especial..
    Adorei sua resenha!!

    beijos Mila

    ResponderExcluir
  5. Assim que eu entrar de férias, pretendo ler esse livro. Todas as blogueiras que leram tiveram excelentes impressões, e a sua resenha me mostrou que os elogios só podem ser verdadeiros. VOu ler com certeza... BJS!

    ResponderExcluir
  6. Resenha ficou legal amiga!
    Outro livrinho denso né?
    Eu sempre leio algo tenso, e depois algum livro bem adolescente. Senão enlouqueço!!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Gostei muito dos quotes!!
    xerossss

    ResponderExcluir
  7. Este é um livro com alma, não consigo encontrar outras palavras para falar deles.
    Linda resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi!!!
    Pelo jeito o livro é muito bom, eu ainda não conhecia. Porém minha vida já está solicitando de mim todas as reflexões que sou capaz de dar nesse momento. Por isso mesmo essa éuma leitura que ficará para o futuro.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Seguindo e Curtido!
    Retribui?w

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir